Ir para o conteúdo
professor-deveza
deveza01
  • Sobre
  • Material Didático
    • História da Arte
    • História Contemporânea
    • História da América
    • História do Socialismo
    • Ensino Médio e Enem
    • Ensino Fundamental 2
  • Devezada
    • Chlau Deveza
    • Raul Deveza

Repositório pessoal de História e materiais didáticos organizados por Felipe Deveza

deveza02
  • Sobre
  • Material Didático
    • História da Arte
    • História Contemporânea
    • História da América
    • História do Socialismo
    • Ensino Médio e Enem
    • Ensino Fundamental 2
  • Devezada
    • Chlau Deveza
    • Raul Deveza

Repositório pessoal de História e materiais didáticos organizados por Felipe Deveza

professor-deveza
  • Sobre
  • Material Didático
    • História da Arte
    • História Contemporânea
    • História da América
    • História do Socialismo
    • Ensino Médio e Enem
    • Ensino Fundamental 2
  • Devezada
    • Chlau Deveza
    • Raul Deveza

Repositório pessoal de História e materiais didáticos organizados
por Felipe Deveza

Palavras chave

Categorias

Total Results

Texto não encontrado

Todos os resultados
  • março 15, 2010
  • Felipe Deveza

Origem do nome Deveza 2

Devezada,
Andei pesquisando no Google e no Orkut nossa família e percebi que existem muitos Deveza no Brasil. A Giselle (filha do Michael Deveza) criou há alguns anos uma comunidade no Orkut “Família Deveza” e lá podemos encontrar a origem de alguns Deveza que vieram para o Brasil.
A partir da análise dos locais onde os velhos Deveza informaram para os Deveza da Comunidade, pude traçar no mapa da península Ibérica alguns locais onde existiram membros de nossa família.
Em primeiro lugar Raul Deveza, segundo a Tia Cleuza, veio de Portugal. Creio que do norte, perto da fronteira com a Galiza, região espanhola que reclama independência desde o século XIV, pelo menos. Os Galegos fazem parte de um território, que como os Bascos reclamam autonomia. Possivelmente nossos antepassados eram Galegos e migraram para Portugal. Digo isso pelas informações a seguir, retiradas da comunidade “Família Deveza” do Orkut.
1) Segundo Maristela Otero, sua avó se chamava Manuela Luiz Deveza e morava em Pontevedra Vigo na Espanha.
2) Segundo Vanessa Deveza: “meu avó era Manoel Xavier Deveza e mãe recebeu uma carta dizendo q provavelmente éramos de descendência italiana, mas nunca sabemos de verdade qual a descendência.”
3) Segundo Luana: “Primeiro queria dizer q fiquei muito surpresa quando encontrei essa devezada aki pois por aki onde moro nunca tinha visto ninguém com esse sobrenome.
Meu Deveza é descendente de italiano, não sei dizer muito sobre… só sei isso”
4) Segundo José Deveza: “O meu Avô se chamava José Benito Deveza, minha avó Ludovina Nunes Deveza, (já Falecidos) eram natural da cidade de Vilar de Voz (Galiza/Espanha), vieram para o Brasil jovens e aqui se casaram, desse casamento tiveram 4 filhos, atualmente só 2 estão vivos. O meu pai está atualmente com 84 anos, se chama José Deveza moramos na cidade de Santos”
5) Segundo Lud ღ*εїз*ღ Anna,: “O meu Deveza vem de Portugal Como havia dito, minha família materna veio de Portugal e perdemos o contato com nossos familiares de lá. Sei que minha avó tinha esse sobrenome e que ela era de Santo Tirso, que fica próximo a Espanha.. Mas andei procurando no Google e vi que Devezas tem em montes na França.”
6) Existe um lugar no norte de Portugal que se chama Quinta do DeveSa. Enviei um e- mail para o dono de uma pousada de lá e ele me disse: “Num dicionário de português encontrei isto: – devesa (ê) s. f. 1. Terreno coutado em que há árvores de rendimento e pastos. 2. Lugar cercado por arvoredo, souto.
Simplesmente com o tempo ou talvez com a evolução que as palavras tiveram no Brasil ficou Deveza como o teu nome, em todo o caso naquela fotografia é um terreno coutado (terreno de monte, selvagem) onde existem árvores de rendimento, tipo os sobreiros que lá tem, pois é do Sobreiro que sai a cortiça, por isso são árvores de rendimento, e com pastos cerca, que é o caso, conforme se vê na foto.”
A partir das informações acima, que não são muitas, podemos tirar algumas conclusões sobre a origem do nosso nome Deveza e de onde os que vieram para o Brasil saíram.
Em história, quando não temos informações para afirmar, podemos utilizar um método inverso, buscar o que não é verdadeiro, eliminando mitos. Assim podemos chegar a algumas conclusões e abrir novos caminhos de investigação. Nessa linha, Cheguei às seguintes conclusões:
1) Nossa família teve origem na Península Ibérica, provavelmente na região noroeste, entre Portugal e a Região da Galiza. Assim nossa família é luso-galega.
2) Aqui no Brasil é muito comum as pessoas quererem ter sobrenomes italianos, e até espanhóis, ao invés de portugueses. Deveza não pode ser italiano. A afirmação da Luana no Orkut representa mais a vontade de ser descendente de italianos, do que a realidade. A Itália está longe da Península Ibérica, em um contexto medieval, e devido a tantas evidências e vestígios de nosso nome em Portugal e Galiza, é pouquíssimo provável que Deveza seja italiano. Creio que se fosse, seria Devezza, ou alguma coisa parecida. Em português S e Z tem sons parecidos e por vezes idênticos. É de se imaginar que o DeveZa tenha vindo de algum registro equivocado de DeveSa.
3) DeveZa, por tanto deve ser variante de deveSa, que na língua portuguesa e em galego querem dizer “coisa murada, fortificada”, uma variação de defesa.
4) Pagina eletrônica Quinta da Devesa
http://www.quintadadeveza.com/index.htm
5) Para quem quiser saber mais sobre topônimos Português-galegos:
http://toponimialusitana.blogspot.com/2006/06/nomes-e-apelidos-de-origem-toponmica.html
6) Página sobre vinhos da Quinta da Devesa:
http://www.vinhoverde.pt/en/vinhoverde/boasVinhas/boavinha.asp?codigo=1
7) Fabio Rescalli andou pesquisando o Brasão de nossa família. O site em que ele buscou não tem nenhuma seriedade histórica, é uma grande picaretagem.
http://www.heraldaria.com (Quem quiser, coloca Devesa, que vai encontrar um desenho indicando a origem Galega do nome)
Não se iludam, Este pretenso Brasão é apenas um desenho criado para vender aos coitados que pensam ter sangue azul. Pelo tipo de nome, originário de toponímias comuns na Galiza e Portugal, é claro que descendemos de camponeses, servos ou pobres da região Galego-portuguesa. Então esqueçam essa história de Nobreza e Brasões. E para os que não gostam de descender de Portugueses, lamento desapontá-los,  a região chamada Galiza, que hoje fica na Espanha, ao noroeste da Península, é mais portuguesa que espanhola em sua origem. O idioma Galego é quase igual ao português e é de onde veio a língua portuguesa.
Para finalizar, um pouco de história da região noroeste da Península Ibérica, atuais norte de Portugal e Galiza, de onde provavelmente descendemos:
A região foi povoada pelos antigos Celtas na Idade do Bronze, os mesmos que depois seriam empurrados para a Ilha da Grã Bretanha e Irlanda. Por volta do século IV os romanos conseguem conquistar a região e começa a romanização, Os idiomas Galego e Português derivam do Latim vulgar.
Com a desintegração do Império Romano, a província Romana da Galécia (atual norte de Portugal e Galiza) é invadida pelos Suevos, que fundam um reino (409 a 585 d.C) Os visigodos invadiriam a região posteriormente, que por volta do século VIII seria ocupada pelos mulçumanos, desde o norte da África. A ocupação mulçumana resistiria até a Reconquista Espanhola, deixando apenas a pequena região das Astúrias fora de seus domínios. A presença berbere na Península Ibérica durou 800 anos, terminando somente com a reconquista de Granada em 1942.
Assim, para os racistas de plantão, espanhóis e portugueses, embora tenham um passado Celta, como os Ingleses e Irlandeses, viveram sob domínio bébere (povos do norte da África) durante 800 anos. É de se imaginar que tenham se misturado, e portanto, mesmo portugueses e galegos, tem em seu passado uma profunda miscigenação com os povos africanos.
Devezada, quando lhe perguntarem sua cor ou etnia, diga “misturado”, “pardo”, ou depois de ler este Blogue, apenas: “Celta-Suevo-Visigodo-Galego-Português-Ibérico-Bébere-Africano-Brasileiro”
O mapa acima mostra em verde o domínio bérbere-islâmico na peninsula Ibérica. Notem que nossa família pode ter vindo destes povos africanos que viveram na Península Ibérica por 800 anos.

Um abraço,
Felipe Deveza
Historiador, filho de Ramon Deveza, neto de Etel Waismann e José Chlau Deveza

Compartilhe:

Resposta de 0

  1. Felipe Deveza disse:
    16 de março de 2010 às 02:34

    teste

    Responder
  2. Vanessa disse:
    4 de junho de 2010 às 10:48

    Olá, encontrei esse esse site por acaso e vi meu nome mencionado com uma citação que eu creio ter sido retirada do orkut de uma das comunidades que faço parte. Não concordo quanto a citação de preconceito colocada quanto a origem italiana do nome. Penso que não se trata de nenhuma discriminação quanto a uma origem portuguesa ou espanhola, mas de muitas informações passadas de geração sem a presença de dados concretos pra que possa afirmar algo. De fato recebi uma carta que também mencionava origem italiana, foi remetida por uma empresa que trata de nacionalidades européias. Meu avô tinha dois zz no nome, coisa que também não define sendo italiano ou não, apesar de ser comum na língua mencionada, tal como pizza :).. não sei se por falta de atenção ou outra coisa os meus tios tiveram um z cortado e as gerações seguintes tb pq nunca ninguém ligou em pedir a correção já q nunca tivemos problemas e porque naquele tempo também não havia interesse em descobrir ou manter nacionalidades..

    Responder
  3. Felipe Deveza disse:
    7 de julho de 2010 às 17:24

    Vanessa,

    É dificil dizer a origem exata do sobrenome. Poderia até ter duas origens. Mas, acho pouco provável ter orígem italiana. É laro que podem existir Devezas que tenham migrado para a Italia, e tenha, portanto nacionalidade italiana. Mas, ai a orígem não seria italiana, não e mesmo. Não encontrei nada com ZZ na internet.
    Mas, tudo é possível. Chamei a atenção sobre a vontade de ser italiano pelas outras mensagens, não exatamente a sua.
    Se quiser escrever alguma coisa para o Blogue sobre seu rao da Devezada, é só me enviar que eu coloco aqui.
    Um abraço,

    Felipe Deveza

    Responder
  4. Unknown disse:
    11 de julho de 2010 às 20:39

    Oi, pessoal meu nome é fabio deveza rescalli. Concordo que a origem do nome deveza tenha vindo do noroeste da espanha ou norte de portugal.Minha bisavó materna era da localidade de Amor e embarcou em vigo para vir ao brasil na decada de 1920. Em pesquisa identifiquei que 2 das 12 torres do castelo de porto alegre portugal chamavam se deveza e foram construidas por espanhois, creio que fonetica tenha auxiliado na confusao de inves de se chamar defesa ser deveza.

    Responder
  5. Unknown disse:
    7 de setembro de 2010 às 11:23

    Olá Filipe, acho que posso dar-te mais uma hipótese para a origem do nome Deveza. Consulta esta página:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_das_Devezas

    Segundo um historiador local, um dos condes das Devezas teve um filho ilegítimo ao qual foi dado o sobrenome de Devezas e foi enviado para ser criado na zona de Santo Tirso/Trofa. Um dia, quando tiver tempo, eu vou tentar descobrir onde está os registos desse historiador.

    Um abraço.

    Responder
  6. plus-user disse:
    6 de outubro de 2010 às 21:56

    Me chamo Felipe de Medeiros Devêza. O nome Deveza da minha família veio de italianos. Talvez voltando mais no tempo pode ser que tenha vindo de outro lugar, rs.

    Responder
  7. Felipe Deveza disse:
    7 de outubro de 2010 às 13:34

    Prezado Xará,provavelmente o nome é mesmo portugues, espanhol, no máximo. Se veio da Itália, deve ser de imigrantes portugueses que foram para a Italia. Deveza é um toponimio comum na Peninsula Ibérica. Muita gente prefere ter um sobrenome italiano ao inves de portugues, creio que imaginam ter mais status assim. Talvez, por isso, tenham informado essa origem do nome Deveza a voce. No seu caso, com esse acento, é mais evidente ainda a origem portuguesa. Mas, esteje certo, ao final, temos mesmo é uma mesticagem africana devido a presenca berbere na peninsula iberica por mais de 800 anos.
    (desculpe a falta de acento, mas o teclado aqui nao os tem)
    Um abraco
    Felipe Deveza

    Responder
  8. Felipe Deveza disse:
    7 de outubro de 2010 às 13:35

    Prezado Xará,provavelmente o nome é mesmo portugues, espanhol, no máximo. Se veio da Itália, deve ser de imigrantes portugueses que foram para a Italia. Deveza é um toponimio comum na Peninsula Ibérica. Muita gente prefere ter um sobrenome italiano ao inves de portugues, creio que imaginam ter mais status assim. Talvez, por isso, tenham informado essa origem do nome Deveza a voce. No seu caso, com esse acento, é mais evidente ainda a origem portuguesa. Mas, esteje certo, ao final, temos mesmo é uma mesticagem africana devido a presenca berbere na peninsula iberica por mais de 800 anos.
    (desculpe a falta de acento, mas o teclado aqui nao os tem)
    Um abraco
    Felipe Deveza

    Responder
  9. Vanessa disse:
    10 de outubro de 2010 às 17:09

    Oii… passando aqui só pra dar uma olhada 🙂
    Bjs e tenha uma ótima semana,
    Vanessa Deveza

    Responder
  10. Unknown disse:
    19 de março de 2011 às 18:01

    Muito interessante este site! Na minha família também tem o sobrenome Deveza, vem da minha bisavó. Não sei ao certo de onde deve vir, mas só pode ser da Galicia. Ou de Vigo ou de Ourense pelo que eu sei. Os pais dela migraram para o Rio de Janeiro, se eu não me engano, no início do século XX.
    Tentarei descobrir mais coisas.
    Abraços a todos!

    Responder
  11. Felipe Deveza disse:
    19 de março de 2011 às 21:40

    Prezado Math. Que bom que gostou do Blogue. Se tiver histórias, fotos ou algo da sua parte dos Deveza que queira colocar, é só me enviar que eu faço uma postagem.
    Um abraço,
    Felipe Deveza

    Responder
  12. + ENTRETERIMENTO disse:
    1 de setembro de 2013 às 21:16

    em um dos nomes citados Ai foi citado o nome de um raapaz chamado Manoel Xavier Deveza esse éh o nome do mau já falecido avô será que isso foi pura conhecidencia ou não?

    Responder
  13. Agridoce disse:
    24 de junho de 2014 às 20:40

    Ola Filipe

    O meu nome ´´e Paula Cristina DEVESA 🙂
    Encontrei o seu blogue por acaso e adorei saber que tambem existem Devesa no Brasil…
    Sou portuguesa e vivo na zona centro de Portugal mais concretamente perto da cidade de Coimbra! O meu avo ´´e Deveza com Z mas a minha mae foi registada como Devesa (com S) e eu tb assim fui registada…penso que nos anos 50 nao havia o cuidado que ha hoje nos registos por isso o meu avo nao reclamou da depurpaçao do nome…no entanto, a minha mae assina com Z pois foi assim que aprendeu na escola 🙂 Nao sei propriamente a origem do nome mas vou tentar saber mais para poder partilhar com os Devesas do mundo!

    Cumprimentos
    Paula Devesa

    Responder
  14. Unknown disse:
    14 de novembro de 2014 às 09:10

    Bom Dia, Meu Pai se chamava Manoel Xavier Devezza Filho, eu e meus irmãos foram registrados como Deveza, com apenas um z.
    Somos de Salvador Bahia, e dentro da nossa família tem um primo, que escreve Devêza ele é filho de meu tio irmão do meu pai, eu acredito que os funcionários dos cartórios erraram e os nossos pais não conferiram as certidões e por isso as diferentes formas de escrever o nome DEVEZA, que é lindo de mais e eu tenho muito orgulho dele.
    Atenciosamente,
    Roberto Deveza

    Responder
  15. Anônimo disse:
    25 de abril de 2015 às 13:34

    Oie,Eu Queria Saber se O Sobrenome Devesa é apenas de uma familia,se todas as pessoas tiverem o sobrenome Devesa ou Deveza é meus parente?

    Responder

Deixe um comentário para Anônimo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PrevAnteriorFoto “Camponesa Russa”
PróximoChlau Deveza 1Next

Palavras chave

Categorias

Total Results

Texto não encontrado

Todos os resultados

Outras postagens

As Aventuras do Bom Soldado Švejk, o cotidiano da Primeira Guerra Mundial

Leia mais »

Protegido: História da América

Leia mais »

Teste de post sobre material didático

Leia mais »

Post teste

Leia mais »

Origem do Nome Deveza

Leia mais »

Apresentação

Leia mais »

Origem do Nome Deveza 3

Leia mais »

Rose Araujo

Leia mais »

Entre em contato por e-mail

PrevAnteriorFoto “Camponesa Russa”
PróximoChlau Deveza 1Next

Repositório pessoal de História e materiais didáticos organizados por Felipe Deveza

Links Rápidos

  • Sobre
  • Material Didático
    • História da Arte
    • História Contemporânea
    • História da América
    • História do Socialismo
    • Ensino Médio e Enem
    • Ensino Fundamental 2
  • Devezada
    • Chlau Deveza
    • Raul Deveza
  • Sobre
  • Material Didático
    • História da Arte
    • História Contemporânea
    • História da América
    • História do Socialismo
    • Ensino Médio e Enem
    • Ensino Fundamental 2
  • Devezada
    • Chlau Deveza
    • Raul Deveza

Política de Privacidade

Contato

  • email@gmail.com

Assine nossa newsletter​

Maecenas tempus diam a interdum mattis. Vivamus varius blandit enim, nec interdum tellus.

© 2025 Deveza. Todos os direitos reservados
Facebook-f Twitter Linkedin-in Instagram Telegram

Site desenvolvido por: Michael Dalia